Ultramid Vision possibilita a fabricação de peças transparentes, altamente resistentes e uso em diversas indústrias para controle visual, iluminação e design de luz.

Basf

Ultramid Vision

A BASF conseguiu desenvolver uma poliamida semicristalina que permite que a luz passe sem barreiras. O Ultramid® Vision combina a transparência à luz com uma baixíssima dispersão, sendo a primeira poliamida semicristalina do mundo para componentes semitransparentes ou transparentes para ambientes com muitos desafios químicos. Além disso, a poliamida exclusiva é resistente aos raios UV e temperatura, resistente ao risco e atende os requisitos segurança ao fogo. A solução pode ser usada em diversas áreas de aplicação: é recomendada especialmente para peças de controle visual, iluminação ou design de luz. O Ultramid Vision oferece uma alternativa versátil aos materiais normalmente usados, como poliamidas alifáticas amorfas, policarbonato ou copolímeros de estireno-acrilonitrila. Amostras da nova poliamida já estão disponíveis no mundo todo.

Propriedades claramente visíveis

O Ultramid® Vision possui propriedades físicas e térmicas semelhantes aos compostos de poliamida 6 não reforçados. Porém, suas propriedades visuais extraordinárias o tornam único. Enquanto as poliamidas semicristalinas convencionais são quase opacas, visualmente turvas em uma espessura de parede de um milímetro; as peças fabricadas com Ultramid® Vision são facilmente visualizadas em espessuras de até vários milímetros. Mesmo que os componentes feitos com o material sejam expostos a temperaturas elevadas e umidade, os valores de distorção e transmitância da luz dificilmente mudam em comparação aos componentes que acabaram de ser fabricados.

Graças ao seu perfil equilibrado de propriedades, incluindo boa mecânica e processabilidade, resistência à alta temperatura, a riscos, a químicos, o Ultramid Vision é uma opção interessante em comparação aos materiais convencionais transparentes e semitransparentes. Possui uma excelente resistência a UV e também é apropriado para aplicações que envolvam exposição direta à luz solar. O produto também mostrou excelente resistência a fissura por tensão ambiental (ESCR) causada por protetor solar, agentes de limpeza e solventes, assim como gorduras e óleos.

Para um visual sofisticado em muitas indústrias

O Ultramid Vision é adequado principalmente para aplicações que demandam um controle visual como, por exemplo, indicadores de nível. A nova poliamida também pode ser usada em espelhos de luz à prova de choque e resistente a químicos. Outras áreas de aplicação incluem interruptores e botões retroiluminados ou espelhos de luz em ambientes quimicamente agressivos. Devido a gama de corantes de baixa migração e resistentes à luz disponível para colorir o Ultramid® Vision é possível obter efeitos luminosos de cor que oferecem uma grande variedade de possibilidades de design para criar objetos ou projetar características.

Serviço:
BASF Brasil
(11) 2039-2273
basf.com/br